Os 5 Vs do Big Data são: Volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Este conceito foi criado para contextualizar crescimento exponencial de dados dos últimos anos. Mas principalmente como coletar, tratar e como tirar insights deste dados para tomar melhores decisões negócios.
Tudo o que você utiliza no seu dia a dia que está conectado à internet está alimentando os 5 Vs do Big Data.
No artigo anterior conversamos sobre o significado de Big Data. Entendemos o que é esse novo conceito que a cada dia se torna mais popular e forte entre as pessoas e dentro das empresas, principalmente as empresas que já trouxeram a cultura analítica para seu cotidiano.
Como prometido, neste artigo vamos mergulhar fundo nesse oceano chamado Big Data.
Nunca ouviu falar do termo ou não sabe para que servem os 5 Vs do Big Data?
Sem problemas!
Garanto que até o final deste artigo você entenderá não só os conceitos básicos sobre o assunto, como também estará pronto(a) para implantar algumas estratégias no seu negócio.
Vamos entender cada um dos 5 famosos Vs do Big Data e como eles são essenciais na Cultura Analítica.
Os 5 Vs do Big Data
1 – Volume
O primeiro V do Big Data é o V de Volume.
É quantidade imensurável de dados que existe em todo o mundo hoje.
Estima-se que 90% dos dados no mundo de hoje foram gerados apenas nos últimos dois anos. Atualmente a geração de dados é de aproximadamente 2,5 quintilhões de bytes por dia. À medida que o mundo vai ficando cada vez mais conectado com um número cada dia maior de dispositivos eletrônicos gerando, enviando e recebendo dados, esse número terá um aumento absurdo os próximos anos.
Onde vamos parar se os dados não param de aumentar?
Um estudo feito pela “Universe of Opportunities and Challenges” aponta que até 2020 o volume de dados gerados diariamente será de 40 trilhões de gigabytes.
Especialistas estimam que um carro autônomos poderá gerar até 100 gigabytes por segundo. Isso mesmo, por segundo.
Você tem noção do que é isso?
O número de usuários na internet cresceu em mais de 1 bilhão nos últimos 5 anos. Mais da metade do tráfego da internet mundial agora vem de telefones celulares e smartphones, ultrapassando de forma esmagadora o tráfego vindo de notebooks e desktops.
2 – Velocidade
O segundo V do Big Data se refere a Velocidade.
Acredito que o primeiro V – Volume chegou a essa proporção devido ao segundo V – Velocidade. Esse processo é o resultado do investimento dos governos e empresas privadas na modernização da infraestrutura necessária para o armazenamento e transferência dos dados. Sem esse investimento hoje não estaríamos falando desses números.
Você sabe o que acontece na internet em 1 minuto?
Pesquisas mostram que enviamos cerca de 3,5 milhões de mensagens de texto a cada minuto em 2016. Em 2017, passamos a enviar de 15,2 milhões de mensagens de textos, um aumento de 334%. Um absurdo, por se tratar de 1 ano de diferença.
Segue abaixo um infográfico mostrando o que acontece na internet em só 1 minuto.
Outros números interessantes que não estão no infográfico:
- Uber realiza 45.787 corridas por minuto
- Spotify adiciona 13 músicas novas por minuto
- Wikipedia publica 600 novas edições de páginas a cada minuto
- Dos 156 milhões de e-mails enviados a cada minuto 103.447.520 são spam
E a tendência é claro, é aumentar todo esse volume de dados gerados por minuto. A tecnologia, mas especificamente a internet e o smartphones estão chegando em literalmente todos os lugares do mundo, consequentemente nas mãos de pessoas que irão gerar, receber e enviar milhares de dados a cada minuto.
3 – Variedade
O terceiro V do Big Data fala sobre Variedade.
Usando o infográfico do V anterior, que ilustra bem a quantidade de dados gerados na internet dentro de 1 minuto, podemos contextualizar a variedade desses dados.
A variedade dos dados se refere ao tipo do dado. Os dados podem ser gerados principalmente na forma de texto, áudio, vídeo e imagem.
Alguns exemplos dessa variedade usando as redes sociais:
A comunicação dentro do Twitter é feita através de tweets, que são mensagens de texto que os usuários da rede postam e compartilham. O WhatsApp é outro ótimo exemplo de gerador de dados no formato texto. Como mostra o infográfico é principal gerador de mensagens do mundo, ou seja é o maior gerador de dados no formato de texto do mundo.
Já o Snapchat usa dados em formato de vídeo, onde os usuário gravam e enviam vídeos para o site, assim como o YouTube também faz. O Instagram se tornou referencia quando o assunto são imagens, hoje podemos enviar vídeos também para a plataforma, mas ainda o carro chefe são as fotos.
Quando assunto é música, os suecos do Spotfy são os primeiros que vem a mente, se tornaram líderes de mercado no segmento de transmissão de áudio pela internet.
Estes são apenas alguns exemplos dos grandes geradores e acumuladores de dados em seus respectivos segmentos.
4 – Veracidade
Já que praticamente tudo o que você utiliza no seu dia a dia que está conectado à internet está alimentando o Big Data, podemos dizer que suas ações contribuem para o quarto V, o V da Veracidade dos dados.
Você gera e envia dados o tempo todo, a maior parte desses dados gerados dizem muito sobre você, dizem a verdade sobre você. Quando você dá um like em alguma postagem nas redes sociais, quando você compartilha algo no seu Facebook, ou quando você faz uma compra online você só está afirmando e reafirmando seu comportamento. Você está mostrando para o mundo quem você realmente é, você está contando a verdade sobre você, você está gerando dados com veracidade.
É por isso que as lojas virtuais estão recomendando de forma cada vez mais assertiva produtos do seu interesse.
O Netflix sugere uma lista de filmes e seriados que você gosta, devido ao seu histórico dentro da plataforma.
Todos os sites, plataformas e sistemas online consomem, analisam os dados que você gera, transformam os dados em informações para poder te atender melhor.
Você sabe a diferença entre dado e informação?
Temos um artigo que vai sanar sua dúvida. Clique aqui para acessá-lo.
O poder está com o consumidor, hoje as empresas se moldam para personalizar o atendimento e o produto de acordo com os gostos, de acordo com os dados que gerados em enviados à elas.
Por isso é tão importante que você gere dados verdadeiros para os serviços que você consome pois o maior beneficiado será você.
Levando isso para o mundo empresarial, a coisa não muda muito. O objetivo de todas as empresas é atrair novos consumidores, entende-los para que tem vida longo na empresa. Para que esse tempo de vida seja longo é necessário coletar os dados desse consumidor. Os dados devem ser verdadeiros, pois se os dados não condizem com o comportamento do dono dos dados, o serviço será personalizado de forma errada, afastando o consumidor.
5 – Valor
O V mais importante do Big Data, o V do Valor.
Sim, o valor que os dados geram para os usuários e para os negócios. Já sabemos que temos um volume colossal de dados gerados a cada minuto de diversas fontes e formatos, dados estes que devem ser verídicos para gerar valor.
Podemos entender valor como “o que os dados vão trazer de benefício para minha vida, ou como os dados vão ajudar meu negócio”.
Veja onde e como os dados estão ajudando você.
A consultoria McKinsey faz um estudo, chamado “Big Data: The Next Frontier For Innovation, Competition And Productivity”. Neste estudo eles mostram potenciais valores que são gerados a partir dos dados que serão coletados até 2020.
No estudo os valores foram divididos em 5 formas. Vamos conhecer cada uma delas.
1 – O Big Data pode gerar um valor significado por tornar informações verdadeiras e úteis com muito mais frequência.
2 – As organizações criam e armazenam mais dados em forma digital, eles podem coletar informações de desempenho mais precisas e detalhadas sobre tudo, desde inventários de produtos até de doenças, portanto, expor a variabilidade e aumentar o desempenho. As principais empresas estão usando a coleta e análise de dados para realizar experimentos controlados para tomar melhores decisões de gerenciamento; outros estão usando os dados para gerar previsões com o objetivo de ajustar suas estratégia de negócio em tempo de execução.
3 – Em terceiro lugar, o Big Data permite uma segmentação cada vez melhor dos clientes, portanto produtos e serviços cada vez mais personalizados.
4 – As análises sofisticadas podem trazer uma melhora significativa na tomada de decisões e geração de insights.
5 – Finalmente, o Big Data pode ser usados para melhorar o desenvolvimento da próxima geração de produtos e serviços. Por exemplo, os fabricantes estão usando dados obtidos a partir de sensores incorporados em produtos para criar ofertas inovadoras de serviços pós-venda, como manutenção preventiva (medidas preventivas que ocorrem antes uma falha seja notada).
O estudo afirma que o uso do Big Data se tornará a base principal de concorrência e do crescimento para as empresa.
Na maioria das empresas, tanto os concorrentes estabelecidos e os novos concorrentes alavancaram suas estratégias baseadas nos dados para inovar, competir e capturar o valor de informações profundas e em tempo real.
De fato, encontramos exemplos desse uso de dados em todos os setores.
Conclusão
O conceito dos 5 Vs é muito famoso e explica muito bem o que é o Big Data. Já estamos vivendo as consequências dessa “revolução dos dados” há um bom tempo, não de forma tão explícita como se tornou, mas os benefícios já chegaram a todos. Essa mudança já chego no mercado financeiro e bancário, nos hospitais, no entretenimento, nas indústrias automobilísticas, no esporte, na extração de minério e petróleo, nos setores de marketing e vendas e etc
A Cultura Analítica propõe a consulta das informações antes de se tomar uma decisão. Para que esse processo seja executado com sucesso, é necessário ter dados para serem coletados, transformados em informações, analisado e então mostrados aos tomadores de decisões. A base desse processo são as fontes de dados, que fazem parte do Big Data.
A cada dia mais e mais pessoas se dão conta do poder que os dados possuem para mudar suas vidas e por que não para mudar o mundo.
Os dados podem tornar o mundo um lugar melhor para mim e para você.