Cultura Analítica Visão Geral

O que é Cultura Analítica: Visão Geral

Cultura analítica é a hábito de olhar para os dados antes de tomar qualquer decisão de negócio.

Nesse artigo vamos ver:

  1. O que é Cultura Analítica
  2. O propósito da Cultura Analítica
  3. Como implantar a Cultura Analítica
  4. Como a Cultura Analítica pode ajudar minha empresa
  5. Ferramentas da Cultura Analítica

1 – O que é Cultura Analítica

Cultura Analítica também conhecida como Cultura de Dados ou Cultura Data-Driven. Cultura Analítica se resume em uma cultura empresarial orientada a dados.

É a empresa que tem o hábito de primeiro olhar para os dados para depois tomar uma decisão.

2 – O Propósito da Cultura Analítica

Ajudar empresas a tornarem seus negócios orientados a dados.

Estamos alavancando o processo de análise de dados para ajudar todas as empresas a resolverem problemas específicos. Criando ou melhorando a forma como as empresas “pensam” com a intenção de gerar insights através dos dados.

O desafio de toda empresa é ter em seu cotidiano o hábito de primeiro consultar os dados para então tomar uma decisão. Esse é propósito da Cultura Analítica.

As empresas NÃO devem olhar para os dados de vez em quando. Cultura é quando executamos um determinado conjunto de ações por um longo tempo, todos os dias. Cultura é algo que “está no nosso sangue”.

Através de análise dos dados, identificamos pontos críticos que estão atrapalhando o crescimento dos negócios. A visualização das informações é feita por dashboards, gráficos e relatórios de fácil compreensão.

Os dados devem ser o trampolim na tomada de decisões, para que a empresa tenha um crescimento constante e sólido.

O acesso aos meios de visualização deve ser online para que o tomador de decisões não tenha nenhuma dificuldade em acompanhar o que está acontecendo em tempo real.

Medir para Melhorar

Como dito as informações devem ser atualizadas frequentemente para que se tenha total concorrência do que está acontecendo no exato momento de visualização.

Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar

Cultura-Analítica-William-Thomsom
Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar.

Frase de William Thomson que é ponto chave para que a Cultura Analítica faça parte da vida da sua empresa. Tudo deve ser medido, analisado e melhorado. É um ciclo que se retroalimenta.

Em uma empresa que adota a cultura analítica, os dados são transformados em informações que servem de apoio às tomadas de decisões. Ação esta que determina o sucesso ou fracasso de uma empresa.

O mais curioso disso é que os dados estão dentro da própria empresa e não são utilizados. Toda empresa que possui um ERP, CRM, bancos de dados, planilhas, redes sociais e etc. Estas são as fontes de dados que podem e devem ser analisada frequentemente.

3 – A implantação da Cultura Analítica pode ser feita em todas as áreas da sua empresa

cultura-analitica-implantacao-na-minha-empresaAs áreas que tem melhor resultados com a adoção são as de marketing e vendas. Os dados irão traduzir como os consumidores estão agindo em relação à sua marca.

A Cultura Analítica pode ser a vantagem da sua empresa sobre seus concorrentes (se é que eles já não estão utilizando).

Analisando e explorando as informações, você poderá:

  • Conhecer o perfil detalhado do seu cliente
  • Saber os motivo pelos quais seu cliente compra e não compra seu produto ou serviço
  • O comportamento de seus clientes durante processo de compra
  • O custo de aquisição por cliente
  • Frequência exata de fechamento de novos negócios
  • Média de ações necessárias por vendedor para concretizar um negócio
  • etc

São diversos os benefícios que a implantação da Cultura Analítica traz para as empresas.

3 – Agora que sei o que é a Cultura Analítica, como ela pode ajudar minha empresa?

cultura-analitica-essencia-pessoas
A essência da Cultura Analítica são as pessoas

Com o mercado cada dia mais competitivo, a cultura analítica é o fator crucial para a sobrevivência de toda empresa.

Todo empresário deve estar preparado para enfrentar os desafios do dia a dia. O melhor aliado para esta batalha diária são os benefícios que a cultura analítica traz para você e sua empresa.

Economia de tempo, informações precisas com acesso instantâneo, tomada de decisões baseadas em dados, mapeamento do perfil do cliente ideal, informações organizadas em um só lugar, previsões de tendências de mercado e etc.

4 – Ferramentas da Cultura Analítica

Quando implantamos a Cultura Analítica, existe um conjunto de ferramentas que nos ajudam no dia a dia. Vamos conhecê-las:

Tecnologia

A tecnologia sem dúvida é a primeira ferramenta que nos vem a cabeça. O poder que a tecnologia tem de automatizar processos manuais é indiscutível. O segredo aqui é saber como usufruir da melhor maneira. Como tirar o melhor proveito da tecnologia. Existem diversos sistemas de coleta, análise e visualização de dados. Uma pesquisa apurada para saber qual sistema irá ajudar sua empresa a responder as perguntas traçadas é fundamental.

Métricas

Como dito “Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar”. A única forma de visualizar e entender o que foi medido é através de Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Gráficos sem dúvida alguma são a melhor maneira de entender o que está acontecendo em determinada situação.

As informações exibidas em gráficos são as base para que decisões sejam tomada. Nós analisamos os dados do passado para servirem de base para as decisões do futuro. Essa ação só é possível depois de visualizar e analisar as métricas geradas.

Regras do Negócio

Os dados nos ajudam a responder questões que irão nos ajudar a crescer. Mas quais questões? Questões relacionadas ao objetivo da empresa. Mas qual objetivo? Essas são as perguntas que só quem está todos os dias e tem profundo conhecimento das regras de negócio da empresa consegue responder.

Não adianta ter o melhor da tecnologia e os melhores indicadores de performance se não sabemos quais respostas queremos que eles nos ajudem a responder. Antes da tecnologia e das métricas devemos saber qual é o objetivo da empresa com essas ferramentas. Vamos medir o que? Para que queremos medir isso? Onde queremos chegar com todas essa análise e mensuração? A mensuração está alinhada com o objetivo da empresa?

Conhecer a regras do negócio é fundamental para que todo o processo aconteça e flua constantemente.

Pessoas

Depois de saber todas as perguntas que as métricas irão nos ajudar a responder através de toda análise dos dados chegamos ao ponto mais importante. A ferramenta mais importante de toda Cultura Analítica. A essência da Cultura Analítica são as pessoas. Todas as pessoas envolvidas devem ter a mentalidade analítica. Elas devem saber como interpretar um gráfico e saber o que aquilo está impactando na empresa.

Qual é a melhor decisão a ser tomada com base nas métricas apresentadas. Quais serão as consequências que essa decisão irá trazer para os colaboradores, produtos, clientes e etc. Pessoas com mentalidade analítica é a base para que a Cultura Analítica aconteça de fato.

Conclusão

A Cultura Analítica é mais do que um diferencial para toda empresa de qualquer área, a cultura analítica passou a ser indispensável para a sobrevivência no mundo corporativo.

Agências de publicidade e marketing, vendas, indústrias, e-commerce, saúde (laboratórios, hospitais, áreas de pesquisa), educação e esporte foram os primeiros segmentos a implantarem esta nova cultura de trabalho.

É certo que em pouco tempo esta cultura será implantada em mais áreas e segmentos.

Você empresário, gestor ou líder de equipe pare de tomar decisões baseadas em achismos. Leve a cultura analítica para sua empresa e tome decisões baseadas em evidências.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *