Inteligência Artificial é o assunto do momento. Em qualquer lugar onde vamos ouvimos falar em Inteligência Artificial e Big Data. Todo mundo está usando Inteligência Artificial. Mas por que usar Inteligência Artificial? Por que o McDonald’s usa Inteligência Artificial? Por que o Walmart usa Inteligência Artificial? Por que a Netflix usa Inteligência Artificial?
Alguns falam que a Inteligência Artificial vai tirar o emprego do seres humanos e outros que Inteligência Artificial nos fará viver mais de 100 anos com facilidade. Muitos acham que Inteligência Artificial é coisa do futuro, mas a Inteligência Artificial ou IA está em nosso cotidiano há muitos e muitos anos.
Se você usa ou já usou o Google, Facebook, Netflix, já foi ao McDonald’s, Starbucks, Walmart ou usou os serviços do Uber, você já usou IA. Nesse artigo vamos entender porque e como a Netflix usa Inteligência Artificial.
O artigo está divido em 4 partes:
1 – Um pouco sobre a Netflix
A Netflix surgiu em 1997. O que poucas pessoas sabem é que o início o serviço oferecido era de entrega de DVD pelo correio. A Netflix que conhecemos hoje “surgiu” em 2007.
O serviço de streaming de filmes começou no Canadá, onde foram feitos os testes iniciais. Após ajustes foi implantado em todo os Estados Unidos. Depois foi a vez da América Latina, Europa e o resto de mundo. Hoje a Netflix está em quase todos os países. Menos um. Por problema com o governo, a China é o único pais do mundo que ainda não tem acesso a plataforma.
Usando o processo de implantar, mensurar, aprender e crescer para só então expandir para outras regiões a Netflix conquistou “quase” o mundo todo.
Segue abaixo alguns números interessantes sobre a plataforma:
- Aproximadamente 118 milhões de assinantes no mundo
- Mais de 1.500 títulos disponíveis
- Previsão de mais de 700 produções originais até o fim de 2018
- 266 horas de vídeo assistidos por minuto
- Responsável por 1 terço do tráfego de internet nos USA
- Faturamento de 373.4 milhões de dólares em 2017
2 – A Netflix e a Cultura Analítica
O assinante é o centro de todo o processo da Netflix. O objetivo é um só, proporcionar a melhor experiência para os assinantes.
Todas as área da empresa (produto, streaming, conteúdo, marketing, serviço ao consumidor e pagamento) estão focadas neste mesmo objetivo. Aumentar a proposta de valor para os assinantes todos os dias.
Os dispositivos de acesso à plataforma (tablet, smart tv, celular e etc) também são um importante item de análise. Isso permite que a Netflix saiba com quais empresas ela deve fazer parcerias. Algumas parcerias fechadas diante de tal análise foram com a Sony, Samsung, Google, Microsoft, e Apple.
Por que e como a Netflix usa Inteligência Artificial?
A Cultura Analítica no sangue. Qualquer alteração na plataforma é analisada antes que seja disponibilizada a todos os assinantes. Quando surge a necessidade que uma função seja incluída ou removida da plataforma ela é testada.
Este processo é usado para analisar como aos assinantes reagem a tal mudança. O mais interessante desse processo é que tudo é testado em produção, ou seja, um pequena quantidade de assinantes é selecionado e as funções são liberadas só para eles.
Existe uma equipe que faz o acompanhamento e as análises necessárias do comportamento desse grupo de assinantes em relação as mudanças propostas. De acordo com o resultado desta análise comportamental a mudança é cancelada ou é disponibilizada para todos os assinantes do mundo.
Os testes de mudança são feitos em diversas áreas da plataforma como: busca por títulos, layout do site, perfil do assinante, imagens dos filmes, descrição, recomendação de séries e etc.
O objetivo é melhorar a plataforma, mas mantê-la o mais simples possível.
Quando um novo filme é lançado são criadas diversas imagens para ele. Interessante mas esperado que a preferencia por cada imagem mude de região a região e de país para país. Cada país tem sua preferencia por cada tipo de imagem. Alguns preferem imagens de ícones e outras de pessoas.
Esse fato é importante para conhecer melhor os assisantes e personalizar ainda mais a plataforma para cada perfil.
A Netflix leva tão a sério sua missão de oferecer a melhor experiência a seu assinante que até o número de horas assistidas é mensurado.
O objetivo dessa análise é conseguir algumas informações como:
- O tempo que demora para que um vídeo comesse logo após o assinante apenar o botão de iniciar
- Qual o tipo da resolução de vídeo que o assinante está recebendo
- O número de vezes que um filme é recarregado, ou pausado por algum tipo de lentidão na internet
- Qual momento do filme em que o assinante pausou, voltou e avançou a cena
- Número de episódios assistidos em sequência de cada série
- Buscas feitas pelos assinantes após assistir um filme ou episódio de uma série
3 – Recomendação de Filmes
A maior referencia de recomendação é a Amazon, porém a Netflix vem aprimorando seu algorítimo de forma surpreendente. Alguns dados usados pelo algorítimo na hora de recomendar uma série ou um filme são:
- Preferencia de Filmes por Gênero
- Avaliações dos Filmes
- Compartilhamentos no Facebook
- Visualização de Histórico
- Lista de Preferidos (ver mais tarde)
A Netflix usa Inteligência Artificial para analisar todos esses dados e prever o melhor título para recomendar ao assinante quando o mesmo acessar a plataforma na próxima vez.
4 – Arte e Ciência
A Netflix usa Inteligência Artificial para saber quais as séries, filmes, atores, diretores, cenários agradam mais os assinantes. Isso dá poder para que a Netflix produza seus próprios conteúdos com o nível de assertividade alto.
House of Cards, um sucesso antes mesmo de ser lançado
Um ótimo exemplo de conteúdo próprio é a série política House of Cards. A decisão de investir na produção da série foi baseada em dados históricos dos assinantes através das análises da Inteligência Artificial. Ao analisar o comportamento dos assinantes, foi mapeada uma série de padrões que indicavam o gosto pelo conteúdo da série.
Alguns dos dados analisados foram:
- O Filme A Rede Social dirigido por David Fincher tinha um alto número de buscas.
- Centenas de assinantes buscavam outros filmes do diretor, logo depois de terminarem de assistir A Rede Social.
- Os filmes com o ator Kevin Spacey tinham um número de avaliações positivas consideráveis
- Os filmes de Kevin Spacey também eram buscados após os assinantes terminarem de assistir A Rede Social.
- A versão antiga série da House of Cards estava com alta busca na plataforma, mesmo não tendo nenhuma ação de divulgação.
Com todos esses dados em mãos foi “fácil” saber que seria um sucesso se a Netflix produzisse uma nova versão de House of Cards sendo protagonizada pelo ator Kevin Spacey e dirigida por David Fincher. House of Cards é a série mais popular da plataforma até hoje e ainda segue um sucesso absoluto.
A Netflix disse que quase metade dos assinantes que assistem à série, assistem pelo menos 3 episódios seguidos.
Conclusão
A Inteligência Artificial e análise dos dados proporciona diversos benefícios. Desde conhecer melhor seus clientes, testar e corrigir rápido (o que ajuda na hora de expandir para novos mercados) até criar de novos produtos de acordo com suas personas.
A Netflix usa Inteligência Artificial e vive a Cultura Analítica para mensurar como estão performando em todas as áreas da empresa, para aprender sobre os novos mercados que estão entrando, para inovar através da melhoria contínua da plataforma e para crescer rapidamente através de sua cultura baseada em dados.