McDonald's usa inteligência artificial

Como o McDonald’s usa Inteligência Artificial

O McDonald’s vende 75 hambúrgueres por segundo. O McDonald’s possui um pouco mais de 37.200 lojas em mais de 180 países. O McDonald’s alimenta em média 69 milhões de pessoas todos os dias. Agora imagine a quantidade de dados coletados diariamente. Nesse artigo vamos ver como o McDonald’s usa Inteligência Artificial em seu cotidiano.

O McDonald’s coleta e analisa grandes quantidades de dados para melhorar a experiência do cliente com a marca.

A coleta vai desde o movimento dos clientes nas loja, interações com o cliente, fluxos no drive-thru, padrões de pedidos, dados de ponto de vendas, dados de vídeo e dados do sensor.

As informações geradas desses dados são usadas para fazer aprimorar no design das lojas, montagem dos cardápios, otimizar seu programa de treinamento de funcionários, melhorar o processo de logística e etc.

Vamos conhecer 4 pontos onde o McDonald’s usa Inteligência Artificial:

  1. Totem de Autoatendimento
  2. Cardápios
  3. Perfil do Cliente
  4. Experiência no Drive-Thru

1 – Totem de Autoatendimento

Ao invés de esperar na fila para ser atendido por um ser humano, em alguns países esse processo já mudou. Pegar a fila ainda é necessário porém no final dela um totem eletrônico é quem faz o atendimento.

O totem faz diversas analises em tempo real. Ele analisa todo o estoque da loja e monta o cardápio de acordo com tal análise. O totem mostra o tempo estimado de entrega dos lanches do pedido com muito mais precisão do que um atendente humano.

Esse processo vai um pouco além pois pagamento da conta também é feito pela tela touch do totem. Após a finalização do pagamento o cliente recebe um cartão que servirá como identificação para que um profissional do McDonald’s localize a mesa e entregue o pedido.

O vídeo abaixo mostra como o processo de autoatendimento é feito:

2 – Cardápios

Ainda falando de menu o McDonald’s usa Inteligência Artificial para a criação dos cardápios. O cardápio é totalmente dinâmico pois é montado de acordo com a hora do dia, o dia da semana e até com o clima do momento.

Em um dia de verão por exemplo a Inteligência Artificial do menu dá um destaque maior ao refrigerantes ou saladas, já em um dia frio comidas mais pesadas ou até mesmo café viram o destaque do cardápio.

McDonald’s usa Inteligência Artificial para prever as vendas

Nos Estados Unidos a Inteligência Artificial conseguiu identificar alguns padrões de comportamento dos clientes. Através do cruzamento de diversos dados a Inteligência Artificial indicou que se o café da manhã fosse vendido o dia todo os lucros aumentariam.

Então ao invés de saírem do cardápios as 11 da manhã o café de manhã foi mantido o dia todo. Essa “campanha” foi chamada de “All Day Breakfast”. No primeiro de mês campanha devido a esta análise preditiva os lucros aumentaram em mais 5% na lojas implantadas.

3 – Perfil dos Clientes

O McDonald’s usa Inteligência Artificial  para se antecipar aos seus concorrentes. A principal fonte de coleta de dados para isso é o app do McDonald’s. O aplicativo para celular é usado além claro para receber as encomendas dos pedidos do clientes mas também para que o McDonald’s coleta informações sobre onde e quando vão ao restaurante, a frequência de consumo, se preferem drive-thru ou se entrar na loja para fazer o pedido e principalmente o que compram.

Com esses dados a empresa pode recomendar produtos complementares e criar promoções especificas de acordo com o perfil daquele cliente. O McDonald’s mapeia suas Personas. Isso torna infinitamente mais fácil o trabalho de oferecer uma melhor experiência a cada grupo de cliente.

Um caso interessante é no Japão. Foi identificado que os clientes que usam o app gastam em média 35% a mais do que os que não usam. Esse aumento é devido ao sistema de recomendações de produtos que é mostrado durante o processo de compra.

O sistema de recomendação também um montado pela Inteligência Artificial que recomenda novos produtos com base no histórico da compras do cliente.

4 – Experiência no Drive-Thru

O McDonald’s usa Inteligência Artificial para melhorar a experiência dos clientes durante o drive-thru. Só para constar o drive-thru é o responsável por mais de 70% das vendas.

Imagine a seguinte situação: Uma grande família em um carro. Pai, mãe e 3 filhos. Depois de alguns minutos de dúvida cada membro chega a um lanche e finalmente o pedido é feito. Pedido com diversos itens. Logo atrás do carro dessa família está um pessoa que deseja pedir apenas um milkshake. Provavelmente a experiência dessa pessoa não será boa, pois ela irá esperar muito pelo seu único pedido.

Esse padrão comportamental foi identificado pela Inteligência Artificial implantada durante o percurso de Drive Thru. Diversos dados são coletados das pessoas que aguardam na fila para fazer o pedido no drive-thru.

A solução encontrada foi fazer o pedido via app do estacionamento da loja. Os cliente tem a opção de não pegar a fila do drive-thru e esperar que um funcionário leve o pedido até seu carro. Esse novo processo evita aquele experiência ruim citada no exemplo.

Conclusão

Não é nenhuma surpresa que o McDonald’s usa Inteligência Artificial e análise de dados para alavancar ainda mais seus negócios. O objetivo disso tudo é um só. Criar a melhor experiência para seus clientes.

O McDonald’s vive a Cultura Analítica no seu dia a dia para tornar a organização mais eficaz e eficiente. O McDonald’s sabe que o mundo mudou, o modo de analisar os negócios mudaram. Tudo deve ser feito com base em dados.

Diversas empresas de diversas atividades em todo mundo já adotaram a Cultura Analítica e estão a frente de seus concorrentes. Vamos analisar mais algumas dessas empresas nos próximos artigos.