A Inteligência Artificial deixou de ser ficção e está fazendo a diferença para diversas empresas no Brasil e no mundo. Filmes e livros de ficção científica vem popularizando esse termo há muitos e muitos anos. O mundo dominado pelas máquinas em Matrix, robôs convivendo entre humanos em Eu Robô e um androide com sentimentos em Ex-Machina são só alguns exemplos do assunto no cinema.
É muito comum associar Inteligência Artificial ao futuro. Porém ela está entre nós há anos e a cada dia fica mais forte. Esse não é mais um assunto do futuro. A Inteligência Artificial é o hoje.
Nesse artigo vamos entender como a Inteligência Artificial pode ajudar a sua empresa. Existem diversas maneiras de usá-la para fazer com que seus negócios crescem.
Não importa o tamanho da sua empresa. Não importa se ela é micro, pequena, média, grande ou multinacional. A Inteligência Artificial pode ajudar todas com a mesma eficiência.
Dividimos este artigo em 4 partes:
- O que é Inteligência Artificial
- Empresas que já usam a Inteligência Artificial
- Formas de Usar a Inteligência Artificial
- Como Implantar a Inteligência Artificial nos Seus Negócios
1 – O que é Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial (IA) está entre nós. E você já está usando há muito tempo. Desde o século XVII matemáticos vem trabalhando em estudos voltados a IA. Em 1956 ela foi reconhecida como ciência. Alan Turing foi o responsável por esse feito.
A Inteligência Artificial é uma área da ciência que tenta simular o funcionamento do cérebro humano em computadores.
A IA existe para nos ajudar
A IA pode por exemplo identificar pessoas infringindo uma lei de trânsito em dezenas de milhões de locais ao mesmo tempo. É impossível para um ser humano trabalhar nesse tipo de escala. A IA não está realmente nos substituindo. Ela está apenas aumentando nossas capacidades e facilitando nossas vidas.
A IA pode realizar tarefas muito mais complexas, como determinar quais clientes têm maior probabilidade de comprar um produto e quando ele vai comprar. Tudo com base em hábitos de compra anteriores.
A IA agora consegue identificar e entender informações contidas em imagens, textos, áudios e vídeos. Ela pode executar tarefas simples de reconhecimento de imagem com mais rapidez, precisão e consistência do que nós humanos.
2 – Empresas que já usam a Inteligência Artificial nos Negócios
Nike
Há muitos anos a Nike é a maior fabricante de materiais esportivos do mundo. Há alguns anos foi fechada uma parceria entre a Nike e uma empresa de tecnologia. O objetivo dessa parceria era desenvolver um software para ser usado por seus clientes, mais especificamente seus clientes que praticam corridas.
O software informa a velocidade, frequência de batimentos cardíacos, quantidade de passos dados, distância percorrida e diversos outros dados coletados durante o percursos percorrido pelo atleta.
O Software é integrado com as principais redes sociais, estimulando amigos e fãs de corrida compartilharem suas informações. Isso faz com que mais pessoas se interessem por baixar o app e compartilhar seus dados.
Após o uso do software a quantidade de dados gerados diariamente pela Nike aumentaram de forma exponencial. Esses dados são usados pela Nike para compreender o comportamento do seu público, aprimorar seus produtos e desenvolver novos modelos de tênis e roupas esportivas. Tudo com base em dados. Dados gerados pelos próprios clientes da marca.
Gmail
O filtro de Spam do Gmail é um dos mais eficazes do mundo. Eficiência proporcionada à IA. Os filtros normais não são eficazes contra spam, pois os spammers podem atualizar rapidamente suas mensagens para contorná-las, em vez disso, os filtros de spam precisam aprender frequentemente.
A IA do Gmail filtra 99,9% do spam com sucesso.
Três anos depois de ter implementado IA no filtro de spam do Gmail, o Google afirma que sua taxa de spam caiu para 0,1% e sua taxa de falsos positivos caiu para apenas 0,05%.
A empresa credita grande parte da queda se deve à implantação de “redes neurais” artificiais em seus algoritmos do filtros de spam. Essa tecnologia aprende a reconhecer mensagens de lixo eletrônico e phishing, analisando um série de fatores do e-mail como: palavras-chaves, domínio do remetente, taxa de rejeição de outras pessoas para o conteúdo recebido e etc.
Danone
Para garantir a entrega produtos no momento certo em pontos de vendas de todo o Brasil. A Danone conta hoje com a ajuda da IA para automatizar processos de previsão de demanda. A tecnologia permite a entrega da quantidade exata de cada produto, em cada loja semanalmente.
Não falta, nem sobra nenhum item. Tudo na quantidade exata devido a análise dos dados de cada loja.
Com a implantação da IA Danone reduziu as perdas em 6%. As vendas aumentaram em 10 pontos nas lojas em que o sistema utilizando IA está operando. Mais de 370 lojas em todo o país já contam com a tecnologia e o plano é que expandir para todas as loja dentro dos próximos anos.
Outras empresas como Gerdau, Baterias Moura, Ipiranga Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e muitas outras utilizam a IA com o mesmo propósito.
Rolls-Royce
Quando se fala em Rolls-Royce, a primeira coisa que vem à cabeça é: elegância. Porém, nos últimos anos a empresa além da tradicional elegância em seus produtos se destaca pelo uso da tecnologia. Em especial a Inteligência Artificial. A Rolls-Royce utiliza a IA em diversas áreas. A principal é no processo de manutenção dos veículos.
Os motores dos veículos têm centenas de sensores acoplados, que guardam todos os detalhes de funcionamento de cada peça e enviam para os engenheiros. Esse processo de envio dos dados é feito em tempo real alertando qualquer mudança relacionada ao desempenho das peças.
A equipe de engenheiros cruza e analisa todos os dados recebidos. O intuito é tomar decisões mais rápidas e assertivas para se antecipar a qualquer problema de funcionamento dos veículos.
A Rolls-Royce declarou que a adoção de tecnologias de Big data e IA os custos de manutenção dos veículos caíram significantemente.
Pcontrol
O Pcontrol é uma plataforma online de análise de dados e gestão de negócios para rápida identificação de padrões. A principal função do Pcontrol é encontrar os padrões de comportamento dos seus clientes. O Pcontrol chega a esses resultados cruzando e analisando os dados mais importantes da sua empresa.
Após a identificação dos perfis, gestores poderão tomar decisões estratégicas de marketing e vendas com base em dados com mais assertividade. O aumento da produtividade da equipe comercial e potencialização as ações de marketing da sua empresa são as principais setores beneficiados com o uso do Pcontrol.
3 – Formas de Usar a IA na Sua Empresa
Recomendação de Produtos
Quando falamos em recomendação de produtos, não há como não falar da Amazon. Considerado o melhor sistema de recomendação de produtos do mundo. A Amazon utiliza IA nesse processo.
Além de ajudam seus clientes a encontrar produtos relevantes entre todos de produtos de seu catálogo. A Amazon também prove uma excelente experiência do usuário.
Muitas empresas têm usado esse sistema de recomendação para divulgar seus produtos. A recomendação é montada de acordo com as sugestões de interesse do usuário, a relevância das informações e nos resultados de pesquisa anteriores dos usuários.
Além da Amazon, gigantes da internet como a o Facebook, Twitter, Netflix e LinkedIn usam esse sistema para melhorar e oferecer uma experiência única ao usuários que navegam em seus sites.
Chatbots
Muitos sites oferecem aos clientes o recurso de atendimento online com seus clientes enquanto navegam em seus sites. O que poucas pessoas sabem é que, na maioria das vezes quem responde não é uma pessoas real. Em muitos casos você está falando com um sistema dotado de Inteligência Artificial.
O mais interessante é que esses sistemas ou bots de bate-papo não passam de processamento de linguagem natural. Os bots tentam entender a forma como os clientes falam e o que os clientes estão falando para então, dar a melhor repostas possível.
O objetivo dos bots é coletar dados dos usuários para entender as principais dúvidas, identificar o perfil de seus clientes para então oferecer uma melhor experiência durante a navegação no site, aprimoramento de produtos e etc.
Verificação de Fraude
Uma das primeiras aplicações da análise de dados veio do mundo financeiro. As empresas estavam cheias de dívidas incobráveis e prejuízos ano após ano. No entanto, eles tinham o costume de coletar dados durante a entrevista com os cliente para aprovar os empréstimos.
A implantação de técnica de ciência de dados e posteriormente IA ajudou as instituições financeiras e bancárias além de reduzirem drasticamente os prejuízos a aumentarem o número de clientes.
Através da identificação dos perfis de clientes, análise de gastos passados e outros dados essenciais os bancos, conseguiram implantar uma analise de probabilidades de risco e inadimplência com muito mais eficiência.
Além disso, ajudou a criar novos produtos com base no poder de compra dos perfis dos clientes identificados.
Previsão de Vendas
As empresas de varejo podem ganhar muito dinheiro se puderem antecipar suas necessidades. A Amazon possui um projeto de embarque que pretende enviar itens antes de você precisar. Com isso é possível evitar a necessidade de enviar um produto de última hora. Claro, todo esse processo é feito com base em IA.
Outra aplicação da previsão de vendas usando IA é literalmente prever as vendas dos próximos meses. Através da análise do dados do mês atual combinado com dos meses passados a IA consegue prever o quanto você poderá vender nos próximos 3 meses.
Esse recurso é muito interessante para que a empresa possa organizar seu estoque, planejar a contratação de novos colaboradores e principalmente identificar seu orçamento.
4 – Como Implantar a Inteligência Artificial nos Seus Negócios
Identificar os problemas que a IA irá ajudar a resolver
Sua empresa deve saber exatamente quais os problemas a IA pode ajudar a resolver. Como mostramos anteriormente existem diversas aplicações reais e eficazes da IA para os negócios.
É essencial que no primeiro momento seja identificado onde como usar a IA para ter um melhor aproveitamento de seus benefícios.
Faça uma lista dos problemas identificados e depois reordene por prioridade. Como veremos é recomendado escolher apenas um problema ou uma área da empresa para implantar a IA. É muito importante não ter pressa.
O processo de implantação causará um impacto grande em todas as pessoas envolvidas. Não ter medo ou vergonha de começar pequeno é extremamente recomendável.
Pessoas
Há uma diferença gritante entre o que você quer realizar e o que você tem a capacidade organizacional para realmente alcançar dentro de um determinado período de tempo. A empresa deve saber do que é capaz e do que não é capaz do ponto de vista de processos tecnológicos e de negócios antes de iniciar uma implementação de inteligência artificial completa.
Implantar a Cultura Analítica é fundamental. Quando os colaboradores adquirem a mentalidade analítica fica muito mais fácil de dar o próximo passo que é a implantação da IA. Gestores devem definir processos para que as pessoas envolvidas entendam corretamente o que está acontecendo. Todos os envolvidos devem saber qual é o objetivo da IA.
As pessoas tem medo que perder seus empregos para a IA. É necessário deixar claro que a IA está aqui para ajudar as pessoas, não para roubar seus empregos. As pessoas são a base de todo e qualquer negócio.
Quando as pessoas juntam suas forças e seus conhecimentos ao potencial da IA, naturalmente os negócios decolam.
Projeto Piloto
Uma vez que seu negócio está pronto do ponto de vista organizacional e tecnológico, então é hora de começar a construir e integrar. Os fatores mais importantes são identificar os problemas e começar pequeno. É muito importante também que os gestores tenham um conhecimento básico sobre IA. Esse conhecimento facilita na hora de conversar com alguém mais técnico.
O próximo passo é a criação do projeto piloto. Conforme foi dito, escolha um problema ou apenas uma área de sua empresa. Após apresentar a ideia para os colaboradores envolvidos é hora de começar um projeto piloto.
Nesse momento alguns especialistas propõe que esse projeto piloto dure entre 2 e 3 meses. O número de colaboradores que terão contato constante com a IA deve ser entre 4 e 5. É recomendo que um dos critérios na hora da escolhe seja o nível de conhecimento sobre o negócio. Se algum dos colaboradores já tiver familiaridade com IA também é uma ótima opção.
A curta duração do período é proposital. Um curto período mantém as pessoas envolvidas mais focadas e facilita na hora de mensurar e adequar processos. Esse deve ser o foco do projeto piloto. Definição de processos e adequações constantes para quando a projeto for implantado na área toda, tudo já estará funcionando corretamente.
Conclusão
A Inteligência Artificial não é mais o futuro. É o hoje. Isso é fato e ninguém pode negar. Diversas empresas já utilizam e tem resultados extraordinários. Empresas se reinventam após a implantação da IA no seu cotidiano.
Sempre comesse pequeno esse é o grande segredo. Um problema, uma área da empresa. Poucos funcionários envolvidos. Porém objetivos claros e bem definidos. Prezar pelo comprometimento das pessoas. A IA irá facilitar o trabalho delas. Trabalhos manuais e repetitivos que levam as pessoas ao stress serão os primeiros a contar com a IA.
A IA é uma realidade nos negócios. Na vida de milhares de empresários e gestores em todo planeta. Mas e você e sua empresa vão a implantar a IA quando?