Cultura Analítica - Dados são o Novo Petróleo

Dados são o Novo Petróleo da Era Digital

Os Dados são o novo petróleo da era digital. Se você ainda não ouviu essa frase, tenho certeza que irá ouvir muitas vezes ainda. “Data is the new Oil“, esta analogia foi feita por Clive Humby para enfatizar o poder dos dados. Quem tem dados tem poder. A empresa que tem dados está na frente.

Empresas de todo mundo tem como prioridade coletar dados. Algoritmos são criados para fazer a coleta e análise não só dos dados da empresa, mas também de dados de fora como por exemplo redes sociais.

Neste artigo você terá as informações necessárias para entender a importância que é analisar os dados da sua empresa para ter novos insights sobre seu negócio. Você terá conhecimento dos principais valores que podem ser extraídos dos dados e como complica-los em seu negócio.

Para melhor compreensão do conteúdo o artigo foi dividido em 4 partes:

  1. Dados Vs Petróleo
  2. Por que os Dados são o Novo Petróleo?
  3. Quais valores posso extrair dos dados da minha empresa?
  4. Como aplicar os valores extraídos ao meu negócio?

1 – Dados Vs Petróleo

Vamos comparar algumas características semelhantes entre os dados e o petróleo. Para entendermos melhor essa analogia que os dados são o novo petróleo.

  • O petróleo é um recurso finito (um dos motivos que o torna tão valioso). Os dados são infinitos, duram para sempre ​​e são extremamente reutilizáveis.
  • O petróleo requer outros recursos para ser transportado. Recursos bem custosos. Os dados, por outro lado, podem ser replicados indefinidamente. Os dados são movidos por todo mundo à velocidade da luz, a um custo muito baixo, através de redes de fibra óptica.
  • Uma vez processado o petróleo se torna praticamente inútil. Os dados podem e devem ser processados diversas vezes e geralmente revelam novas informações preciosas.
  • À medida que as reservas de petróleo do mundo estão cada dia mais raras, a extração torna-se cada vez mais difícil e cara. Os dados estão ficando cada dia mais acessíveis à medida que a tecnologia evolui e os dispositivos se tornam mais sofisticados.
  • A partir petróleo bruto é gerado uma variedade de produtos como: gasolina, querosene, diesel, óleo lubrificante, asfalto, cosméticos, tintas, produtos plásticos e etc. Os dados são representados por textos, planilhas, imagens, sons, vídeos ou qualquer outra coisa que possa ser mensurada e padrões encontrados.

Os dados e o petróleo são fontes de poder para quem os possuem.

2 – Por que os Dados são o Novo Petróleo?

cultura-analitica-dados-sao-o-novo-petrolioO petróleo tem sido tradicionalmente considerado um dos recursos naturais mais valiosos nos últimos séculos. Mas este recurso já tem um substituto: Os dados.

A chegada do computador e a evolução da internet criaram uma dependência humana da tecnologia. A internet é principal meio de coleta de dados. É através dos dispositivos eletrônicos – computador, celulares, tablets, relógios, Smart TVs e etc – que os dados são coletados e enviados para análise. Esse processo alimenta o Big Data.

As 5 principais gigantes tecnológicas do mundo – Apple, Amazon, Facebook, Google e Microsoft – talvez saibam mais sobre nós do que nós mesmos. Essas empresas estão coletando grandes quantidades de dados de bilhões e bilhões de pessoas de todo o mundo a cada segundo. 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

A Revista Gartner diz que em 5 anos, as empresas serão valorizadas pela sua carteira de informações. Quanto mais dados você tem, mais você vale.

Como o Google usa seus dados

Ao usar o Google Maps, você está, conscientemente ou não, compartilhando suas informações de localização com o Google. Os seus dados são combinados com mais usuários para reconhecer padrões de tráfego. Quando muitos veículos se movem lentamente ao longo da mesma rua, o mapa pode sugerir uma rota mais rápida. São os seus dados e de outros motoristas que permitem que o Google Maps torne o seu trajeto mais rápido.

O YouTube faz recomendações de vídeos de acordo com suas preferências, sua localização, interesses e com todo o seu histórico de pesquisa na internet.

Será que os serviços do Facebook e o Google são realmente gratuitos?

O Facebook gera a maior parte de suas receitas de publicidade digital. Isso só é possível utilizando os dados coletados dos seus 2 bilhões de usuários. O serviço “gratuito” que utilizamos do Google e do Facebook não são realmente gratuitos. Cada site (ou aplicativo no celular) que utilizamos e cada página que acessamos na internet é gravada. Ao navegar, deixamos rastros digitais e as empresas de tecnologia conseguem aproveitar e coletar nossos dados. Se o produto estiver disponível gratuitamente, os seus dados é o produto!

O Facebook sabe o que cada um de seus usuários faz na internet, mesmo quando eles desconectam. O Facebook acompanha os sites que visitamos, a que horas visitamos e personaliza os anúncios de acordo com toda essa análise. Todo esse processo tem como objetivo dar a nós usuários uma “experiência personalizada”.

Podemos afirmar sim que hoje os dados valem mais do que dinheiro. O recurso mais escasso do mundo está deixando seu posto e dando lugar aos dados. É por isso que os dados são o novo petróleo.

Marketing Orientado a Dados

O principal trabalho de um anunciante é diminuir cada centavo gasto em campanhas de marketing. Para manter as despesas de marketing dentro do orçamento, é colocado um esforço enorme para que o anúncio chegue o público certo.

Os dados ajudam a prever o comportamento do cliente. Também ajuda a direcionar pessoas que possam ter interesse em seu produto. O principal benefício que o marketing por dados traz é a identificação do perfil do cliente. É possível mapear o perfil de cada grupo de clientes. Assim a empresa pode entender o que faz e principalmente o que impede o cliente de comprar um produto.

Resta alguma dúvida que os dados são o novo petróleo?

3 – Quais valores posso extrair dos dados da minha empresa?

A análise de dados tem como objetivo descobrir padrões. Qualquer volume de dado esconde padrões que indicam comportamentos frequentes sobre determinado assunto.

Abaixo vamos ver alguns exemplos:

Identificação de Público-alvo

Os dados ajudam na identificação no mapeamento do perfil do seu cliente. Através de uma análise minuciosa de fontes de dados diferentes é possível entender os padrões comportamentais, como: período do mês/ano que vai compra, frequência de recompra, concentração geográfica, classe social, preferências, interesses e etc. Com este conhecimento aprofundado, as empresas podem adaptar serviços e produtos aos grupos de clientes.

Como dizem quando você fala com todo mundo, você não está falando com ninguém. É muito importante falar a língua do seu público alvo. Os anúncios serão cada mais personalizados, para que cada grupo de cliente se identifique com a linguagem usada, as cores, as imagens e os benefícios que aquele produto ou serviço trazem para suas vidas.

Identificação de Gargalos

Em qualquer setor onde existe algum tipo de processo existe gargalo. É chamado de gargalo a etapa de um processo qualquer onde as atividades ou tarefas vão se acumulando. A análise dos dados nos ajuda a encontrar qual é a etapa exata do processo onde existe ou onde poderá existir um gargalo.

À medida que os dados são coletados e um histórico é gerado, gestores podem se antecipar a determinadas situações que poderão dar origem a gargalos.

Sua equipe comercial provavelmente utiliza um funil de vendas. Cruzando os dados do funil de vendas com os dados da agenda de atividades do vendedor é possível entender por que determinada etapa do funil é o gargalo. Fazendo uma análise mais profunda é possível saber quais atitudes tomar para eliminar essas gargalos.

Previsões

Um dos maiores poderes dos dados são as previsões. Com base nos acontecimentos passados podemos traçar tendências e prever acontecimentos. Vamos contextualizar aplicando na área de RH de uma empresa. Através da análise de dados externos e internos podemos prever alguns comportamentos dos colaboradores. As fontes de dados internas são: Horário de pontos, métricas de extraídas de um sistema de gerenciamento de tarefas , formulário de perguntas. E as fontes de dados externas neste caso terão mais eficiência o Facebook e o LinkedIn principalmente.

Todos e qualquer processo de análise de dados pode ser feito manualmente. Obviamente que quando colocamos sistemas para automatizar, o processo fica muito mais rápido e preciso. Com a identificação de padrões é possível saber se o colaborador está feliz em trabalhar na empresa, quanto tempo ele pretende ficar e quais sinais que mostrarão que ele está em busca de uma nova oportunidade de trabalho.

Em outros cenários hoje já existem sistema que mostram quando que uma oferta deve ser exibida a determinado tipo de cliente. Quando e quais produto deverão ser estocados e quando um novo pedido deverá ser emitido.

Mensurações

Toda equipe, seja ela, de vendas, de desenvolvimento, de suporte, de atendimento e etc utiliza um sistema para gerenciamento de tarefas e/ou atividades. Os gestores da área são os responsáveis por cadastrar e principalmente por acompanhar o desempenho de cada colaborador com suas respectivas tarefas. Através da análise gerada a partir dos gráficos e relatórios destes sistemas é possível mensurar a produtividade exata de cada colaborador.

Se sua empresa possui uma equipe de vendas por exemplo, podemos saber o número exato e a média de tempo que cada ligação deve ter para que uma venda seja efetuada.

Com os indicadores de performance chave (KPI) corretos é possível entender o que está realmente acontecendo em cada setor da empresa e fazer ajustes pontuais. Gradativamente o gestor deve fazer as correções para a produtividade seja horizontal, ou seja que todos os membros da equipe tenham resultados próximos.

A menstruação deve acontecer diariamente se possível. A mensuração mostra para os gestores o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido. O objetivo é que hoje seja melhor que ontem e que amanhã seja mais produtivo que hoje.

4 – Como aplicar os valores extraídos ao meu negócio?

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Melhor tomadas de decisões

A análise de dados será um parceiro estratégico na gestão de uma empresa. Os dados irão facilitar o processo de tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos da empresa, através da medição, rastreamento e registro de todos indicadores de desempenho.

A visualização de dados é a melhor maneira de comunicar uma história e colocar fatos de forma a capturar interesses humanos. Esta visualização é feita através de relatórios, gráficos, painéis ou dashboards.

Criação de Novos Produto e Serviços

A análise dos dados de seus clientes dá uma visão sobre o que seu público e seu público alvo estão interessados. Coletando e analisando dados externos da sua empresa é possível monitorar seus concorrentes e ter uma melhor noção do que está acontecendo em seu mercado.

Então, antes de gastar tempo e dinheiro em ofertas, faça a análise dos dados. Isso irá ajudá-lo a determinar não apenas se você deve lançar algo novo, mas também quais tipos de produtos e serviços seu cliente e prospectos irão gostar. É muito importante mencionar que através da análise dos dados você poderá identificar quais pontos do seu produto e serviço devem ser ajustados. Isso irá facilitar a recompra e aceitação no mercado.

Você pode usar seus próprios dados de vendas para validar se essas informações se alinham com os comportamentos de compra de seus clientes.

Melhoria Contínua

Todo esse processo de coletar, transformar, analisar, executar, monitorar e ajustar é contínuo. Esse é um dos pontos que eu acho mais vantajoso. Quando podemos ter um processo que acontece 24 horas por dia 7 dias por semana nos mostrando indicadores de cada área da empresa, não há sentimento melhor. Com esse conceito que chamamos de Cultura Analítica, todo que qualquer gestor tem em tempo real as informações para que ele possa tomar decisões assertivas de forma rápida.

Se algo planejado não está indo bem os indicadores irão mostrar. O ajuste será feito antes que investimentos sejam perdidos.

É essencial viver essa cultura dentro de todas as empresas. É essencial viver nesse ciclo retroalimentado. São detalhes que atrapalham os negócios de chegaram a outros níveis. É por isso que eles devem ser identificados e corrigidos. Então serem acompanhados de perto para certificar que tudo está indo bem.

Se mesmo assim não estiver como planejado, ajustes serão feitos novamente até que objetivos sejam alcançados.

Conclusão

Os dados são para a Era Digital, o que o foi Petróleo para a Era Industrial. O petróleo mudou o mundo para um lugar melhor criando uma enorme riqueza e possibilidades. É fato que o mundo é o que é hoje devido aos benefícios do petróleo.

Os dados tornaram-se o recurso mais valioso do mundo. Os dados são o novo petróleo. Os dados são mais valiosos que o petróleo. Dados são utilizados para encontrar novas fontes de petróleo.

No entanto, os dados precisam ser eticamente coletado, tratado, analisado e então ter lucros sobre ele. Como a forma como o petróleo impulsionou o crescimento e produziu riqueza para nações poderosas, a próxima onda de crescimento será gerada por dados.