Como Implantar a Cultura Analítica

Como Implantar a Cultura Analítica na Minha Empresa

Como implantar a Cultura Analítica na minha empresa? Como muitos especialistas estão dizendo “Data is the new oil”, traduzindo “Dados são o novo petróleo”. Sim, os dados são o novo óleo da era digital. O recurso mais valioso não é mais o petróleo, mas sim os dados.

As informações geradas pelos dados analisados podem transformar sua empresa.

Os dados provam os fatos. Sabendo disso a pergunta que vem a seguir é: Como implantar a Cultura Analítica na minha empresa?

Muitos afirmam que em um futuro muito próximo todas as empresas terão a Cultura Analítica implantada em todas as suas áreas e setores. Será um commodity, algo comum que fará parte do dia a dia de todos. Podemos fazer uma comparação com a adoção dos computadores entre a década de 90 e início dos anos 2000. Você imagina sua empresa sem um computador hoje?

Pois daqui a alguns anos você não irá imaginar sua empresa sem a Cultura Analítica, e irá se arrepender de não ter implantado antes.

Esse artigo foi dividido em 3 tópicos:

  1. A Cultura Analítica
  2. Empresas que já implantaram a Cultura Analítica
  3. Como Implantar a Cultura a Analítica na minha Empresa

1 – A Cultura Analítica

Como Implantar a Cultura Analítica na minha EmpresaA Cultura Analítica não é só tecnologia. É principalmente sobre como as pessoas que estão nas empresas possam tomar decisões baseadas em dados todos os dias.

É como fazer com que todos os colaboradores sejam capazes de olhar para um gráfico e um relatório e saibam interpretar as informações mostradas.

Mais do que isso é saber o impacto que uma tomada de decisão terá com base nos dados analisados.

Temos um artigo que dá a visão geral sobre o que é a Cultura Analítica. Acesse clicando aqui.

A verdade é que para se tornar uma empresa que vive a cultura analítica não é difícil. As empresas que não se seguirem nessa direção, e não seguirem rápido, se tornarão obsoletas e serão ultrapassadas por seus concorrentes.

Gestores e líderes empresariais devem responder as 4 perguntas abaixo para garantir a futura existência de sua empresa:

  1. Como a análise de dados irá ajudar minha empresa?
  2. Quão rápido isso vai acontecer?
  3. Será que minha empresa está pronta para a implantar a Cultura a Analítica?
  4. Quais são os próximos passos necessários para que minha empresa possa implantar a Cultura Analítica?

2 – Empresas que já implantaram a Cultura Analítica

Como Implantar a Cultura Analítica EmpresasA transformação digital pode ser comprada as Revoluções Industriais que ocorreram em 1760 e 1840.

Como as inovações daquelas épocas, as tecnologias permitiram as indústrias oportunidades de aumentar o desempenho e a eficiência que há anos atrás eram impensáveis.

Seguem 4 exemplos bem interessante de empresas de diferentes segmentos de mercado. Todas utilizam a análise de dados em seu cotidiano.

Amazon

A gigante do varejo on-line tem acesso a uma enorme quantidade de dados sobre seus clientes, como: nome, endereço, pagamentos e históricos de pesquisa. Todos esses dados são arquivados em seus bancos de dados.

Esses dados são obviamente usados em algoritmos de marketing e vendas. A Amazon também usa as informações para melhorar as relações com os clientes. Isso permite uma experiência de atendimento ao cliente mais rápido e eficiente que não inclui ter que perguntar seu nome 3 vezes.

American Express

A American Express Company está usando os dados para analisar e prever o comportamento do consumidor.

Ao analisar transações históricas, a empresa emprega algoritmos sofisticados. Isso permite uma previsão mais precisa da rotatividade potencial e da fidelidade do cliente. A American Express alegou que, em seu mercado australiano, eles são capazes de prever 24% das contas que serão fechadas dentro de quatro meses.

Netflix

O serviço de streaming de entretenimento tem uma riqueza de dados e análises que fornecem informações sobre os hábitos de visualização de milhões de consumidores internacionais.

A Netflix usa esses dados para recomendar conteúdo de programação que agrade o usuário. Essa análise é usada também para comprar os direitos de filmes e séries que eles sabem que terão um bom desempenho com determinados públicos-alvo.

Por exemplo, Adam Sandler provou ser impopular nos EUA e Reino Unido. A Netflix lançou 4 novos filmes com o ator em 2015, com o conhecimento de que seu trabalho anterior havia sido bem sucedido na América Latina.

Starbucks

Alguma vez você já se perguntou como a Starbucks pode abrir 3 filiais na mesma rua e ainda assim nenhuma das lojas ter prejuízo?

A gigante do café usa dados para determinar o sucesso potencial de cada nova loja. Eles levam em conta informações sobre localização, tráfego, área demográfica e comportamento do cliente.

Fazer esse tipo de avaliação antes de abrir uma loja significa que a Starbucks pode fazer uma estimativa precisa da taxa de sucesso e então escolher locais com base nos dados para o crescimento da receita.

As 5 Etapas de como Implantar a Cultura Analítica na sua empresa

Como Implantar a Cultura Analítica PessoasComo mostrado no tópico anterior, empresas vem crescendo e se  firmando cada vez mais devido a utilização dos dados. A Cultura Analítica faz a diferença no dia a dia dessas empresas e de todas as empresas que a implantarem.

Toda empresa independentemente de porte pode e deve implantar a Cultura Analítica.

Seguem as 5 etapas mais importantes de como implantar a cultura analítica na sua empresa:

01 – Objetivo:

O que você quer medir? Esse é o primeiro passo para a adoção da cultura analítica. A empresa deve traçar quais são os pontos a serem medidos e analisados, por exemplo:

A cada quantas horas um negócio é fechado? Qual o tempo médio de uma ligação telefônica para que um negócio seja fechado, quais ações (desconto, bônus, etc) foram feitas para que um negócio fosse fechado ou qual é o comportamento padrão que meus clientes.

Estes são alguns pontos que podem ser medidos através da análise dos dados da sua empresa.

02 – Integridade dos Dados:

Sua empresa possui diversas fontes de dados a serem analisadas como:

Planilhas eletrônicas (Excel), bancos de dados, ERP, CRM, sistema financeiro e etc, mas será que esses dados são confiáveis? Tenha atenção máxima com a fonte de dados a ser analisada, verifique a integridade desses dados, esse é um requisito de importante máxima na hora de adotar a cultura analítica.

Pior do que não ter dados para serem analisados é analisar e tomar decisões sobre o futuro da sua empresa baseados em dados errados.

03 – Colaboradores:

Deve existir uma cooperação de todos os colaboradores da empresa para a adoção da cultura analítica e principalmente para vivê-la todos os dias.

Todos os colaboradores devem se sentir motivados em utilizar os dados como base de todas as tomadas de decisão a serem feitas. Após a adoção da cultura analítica todos os colaboradores se toram analistas de informação.

Essa mudança de mentalidade tradicional para a mentalidade analítica é o ponto chave. São as pessoas que fazem com que as coisas aconteçam. São pessoas que são os tomadores de decisão.

Como já dito as pessoas devem saber interpretar as informações geradas e saber o que está acontecendo nas empresa e quais as consequenciais que a decisão tomada irá trazer. As pessoas são a essência da Cultura Analítica.

04 – Ferramentas Corretas:

Nada adianta uma empresa ter o objetivo traçado, ter fontes de dados confiáveis e colaboradores com a mentalidade analítica se as ferramentas utilizadas não forem bem escolhidas. Essas ferramentas são programas de computadores (softwares) que irão acessar os dados da sua fonte de dados.

Os algoritmos desses sistemas irão cruzar todos os dados transformando-os em informações e então irão apresentá-los em forma de gráficos e relatórios para que possam ser analisados e e decisões sejam tomadas de forma mais rápida a assertiva.

Lembre que as ferramentas e a tecnologia é o meio. A tecnologia sozinha não faz nada. A tecnologia serve para automatizar processo manuais repetitivos. As pessoas devem utilizar a tecnologia da forma correta para tomar decisões melhores.

05 – Implantação

Escolha apenas uma área da empresa, por exemplo: área de marketing ou a área de vendas e faça a implantação da Cultura Analítica. É muito importante não ter pressa no início desse processo, pois muitas dúvidas e objeções irão aparecer e só serão quebradas dia após dia, vivendo essa nova cultura.

Quando a primeira etapa estiver completa, ou seja a primeira área da empresa estiver vivendo e respirando através de dados, aí sim é a hora de você implantar na segunda área de negócios. O segredo aqui é ir devagar, subindo um degrau por vez.

Conclusão

O processo de como implantar a cultura analítica não é difícil mas exige atenção de todos os envolvidos. O empresário, o gestor da área, os colaboradores e também a consultoria que fará o acompanhamento.

Vá devagar, uma etapa de cada vez e vá fazendo os ajustes necessários para que você e sua empresa viva esta incrível mudança.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *