No último artigo falamos sobre Inteligência Artificial nos Negócios. Dando continuidade nesse assunto vamos abordar as 4 coisas que gestores devem saber sobre IA.
Inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina (Machine Learning) e aprendizado profundo (Deep Learning) são termos interessantes no mundo dos negócios. Podendo utiliza-los entre várias áreas. Desde o atendimento ao cliente até o financiamento e entre outras.
Como o big data é uma grande novidade, as empresas querem implementar a IA para melhorar seus negócios. Algumas estão cometendo o erro de tentar inserir inteligência artificial sem a base de dados e análises que permitem que a IA tenha um impacto real.
Outras empresas – aquelas com uma forte base em análise, possuindo um grande volume de dados para trabalhar – podem utilizar a IA com grande sucesso. De acordo com a Harvard Business Review:
“Empresas com forte análise básica como dados de vendas e tendências de mercado, fazem avanços em áreas complexas e críticas após começarem a utilizar inteligência artificial”.
Inovações da IA como essas não são possíveis sem os dados certos e a equipe especializada em ciência de dados que sabe como usá-los.
A seguir estão 4 lições que os gestores devem saber sobre IA. Lições que você pode aplicar à sua organização ao adotar seus próprios algoritmos de inteligência artificial.
1. Você tem os dados de que precisa, mas ainda não os usa
A primeira lição que gestores devem saber sobre IA:
É que se você tem um modelo de negócios bem-sucedido que gera receita significativa, é provável que já tenha uma tonelada de dados disponíveis sobre seus clientes. Por exemplo:
- O que eles compraram
- Quando compraram
- Como eles preferem ser contatados
Esse podem ser coletados de interações comuns com clientes.
Se você não estiver usando esses dados, você está desperdiçando um recurso que pode agregar eficiência à sua organização, proporcionando uma experiência melhor e mais personalizada aos seus clientes.
2. Criar novos dados é tão importante quanto usar dados existentes
A próxima lição que todos gestores devem saber sobre IA:
É que com muita frequência, a abordagem tradicional de análise ou ciência de dados é devida aos dados que você já possui.
À medida que a ciência de dados evolui, a criação de novos dados mais aplicáveis e a captura de dados anteriormente subtilizados estão se tornando mais importantes.
Os processos de negócios auxiliados pela inteligência artificial são tão bons quanto os dados que você insere nessa IA. Isso significa identificar e criar os dados certos é essencial.
3. A disponibilidade de dados e informações permite autonomia
A terceira lição que os gestores devem saber sobre IA:
O sucesso de um negócio dependia em grande parte de especialistas internos que conheciam muito bem o modelo de negócio. Outro fator importante eram funcionários de alto escalão que estão na empresa há muito tempo, que entendem o negócio e podem atuar como recursos e que geram intuição.
Por experiência, essa “intuição executiva” é um recurso incrivelmente valioso, mas muitos funcionários de organizações maiores não têm a experiência necessária para acumular essa intuição. Nem todo funcionário tem acesso a especialistas mais experientes que têm intuição.
Embora o trabalho em equipe seja essencial para bons negócios. Você gestor também quer que todos em sua organização sejam tão autônomos quanto possível. Quando você usa os dados corretamente, você pega as informações que chegam ao longo do tempo, as captura e as disponibiliza para quem precisar delas.
A ciência de dados pode elevar a intuição executiva, capacitando mais tomadores de decisão.
Então, seguindo em frente, sua organização pode ter de um pequeno grupo de especialistas tomando decisões baseadas em experiência e intuição para um grupo maior de funcionários tomando decisões com base em medidas quantitativas.
4. Ciência de dados bem sucedida requer especialização
A última lição que todos gestores devem saber sobre IA é:
Utilizar adequadamente seus dados. Você deve criar uma equipe funcional de especialistas com foco em diferentes aspectos da ciência de dados e seus aplicativos. Um cientista de dados com uma compreensão básica de diferentes aspectos da disciplina pode colocá-lo em uma situação em que você tem um pau para toda obra e um mestre de ninguém.
Áreas recomendadas de especialização incluem visualização de dados, limpeza de dados e criação de algoritmos de inteligência artificial.
A inteligência artificial pode ajudá-lo a ser muito mais preciso nas decisões de negócios que você toma nos níveis macro e micro, independentemente de como sua empresa interage com os clientes.
Para alcançar essa precisão, você precisa coletar, criar e organizar seus dados para que se tornem um dos maiores recursos da sua organização. O outro maior patrimônio? Os especialistas em ciência de dados que garantem que seus dados e inteligência artificial estejam fazendo o máximo que podem para você.
Conclusão
As 4 coisas ou as 4 lições que todos os gestores devem saber sobre IA são os 4 pontos mais importantes quando se inicia a pesquisa sobre IA. A Cultura Analítica pode dar esse suporte inicial. A Cultura Analítica tem o propósito de ajudar empresas a tornarem seus negócios orientados a dados.
Como vimos a IA deixou de ser ficção e hoje está trabalhando ao nosso lado. Não importa o tamanho da sua empresa. Não importa se ela é pequena, média ou grande. A Inteligência Artificial pode ajudar todas com a mesma eficiência.
Utilizando estas 4 lições como primeiros passos você gestor irá entender como esse novo modo de gerir pode alavancar os negócios da sua empresa.
O artigo original foi escrito por Landon Starr e publicado pelo site Venturebeat. Para acessá-lo clique aqui.